Page 16 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 16
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSOR CLÁUDIO SOBRAL
Olá, moçada!
Neste 3º trimestre, nosso foco será a dinâmica da natureza e as bases físicas do Brasil e do planeta.
Estudaremos os domínios morfoclimáticos, com destaque para relevo, clima, vegetação, solos e hidrografia.
Vamos compreender as principais formações vegetais do país, suas características e as causas da sua
devastação. Também analisaremos os fatores climáticos e como eles influenciam os sistemas atmosféricos. No
estudo da hidrografia, vamos investigar as principais bacias hidrográficas brasileiras, seu uso, ocupação e os
impactos ambientais gerados pela ação humana.
Além disso, vamos trabalhar o eixo estruturante da BNCC, voltado à formação de agentes de impacto,
estimulando a participação dos alunos em ações ambientais e culturais que promovam mudanças positivas e
sustentáveis na comunidade.
Abaixo, você encontra a tabela com a organização das atividades e das observações sistematizadas
(ADOS), que orientarão nosso percurso ao longo do trimestre.
ADOS Descrição Prazo de Pontuação
entrega
Atividade Simulado do Ensino Médio. 1 ponto de atividade e 2,0 pontos 14 de agosto 3,0
individual de desempenho - Com questões atuais e exercícios de revisão. pontos
Atividades em Correções de avaliações, atividades sobre domínios Atividade 6,0
casa/sala morfoclimáticos, tarefas sobre os temas trabalhados em sala e constante do pontos
listas de exercícios ao final de cada temática do trimestre trimestre.
(formulários).
Atividades em Atividade PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), com Atividade 5,0 pontos
Grupo foco em Hidrografia e Crise Hídrica. Será desenvolvida em constante do
várias sessões ao longo do trimestre. trimestre.
Individual - A postura e a participação serão avaliadas diariamente, Atividade 2.0
Participação e considerando a prontidão, o envolvimento nas aulas, o constante do pontos
postura relacionamento e o respeito com os colegas, bem como o trimestre.
comprometimento com o processo de aprendizagem. As
atitudes e os procedimentos esperados estão detalhados no
início deste documento e também afixados na sala de aula.
As avaliações deste trimestre estarão alinhadas aos nossos objetivos, buscando desenvolver o senso
crítico na resolução de situações-problema, bem como na compreensão, comparação e interpretação de
fenômenos geográficos. Para fortalecer sua argumentação e ampliar as habilidades trabalhadas, é fundamental
acompanhar conteúdos como podcasts, vídeos, jornais, sites especializados e participar das atividades
culturais sugeridas em sala, como livros, filmes, séries, peças e exposições.
Vamos ao trabalho!
Prof. Cláudio

