Page 14 - Previsão 1ª serie E.M. - 3º Tri
P. 14
CONTEÚDO CONCEITUAL
Capítulos do nosso livro:
Capítulo 5 – Impérios Orientais
Capítulo 6 – A Baixa Idade Média
Capítulo 7 – Renascimento artístico e científico
Capítulo 8 – As Reformas Religiosas do século XVI
POR FAVOR, OS CAPÍTULOS QUE FOREM OS ÚLTIMOS ESTUDADOS NO ANO, DEVEM SER
GUARDADOS PARA REVISÃO DO INÍCIO DO ANO QUE VEM.
Habilidades e Competências desse trimestre
Habilidades Desenvolvidas no Estudo da Idade Média Ocidental:
1. Leitura e interpretação de fontes históricas: aprender a analisar documentos, imagens e relatos da
época, compreendendo contextos, intenções e significados.
2. Compreensão de processos históricos: identificar as transformações políticas, econômicas, sociais e
religiosas ao longo da Idade Média, como a atuação da Igreja, as Cruzadas, a Guerra dos Cem Anos.
3. Estabelecimento de relações entre passado e presente: perceber como as consequências das Cruzadas e
da Guerra dos Cem Anos influenciaram no crescimento da burguesia.
4. Desenvolvimento do pensamento crítico: questionar visões estereotipadas sobre a Idade Média, como
a ideia de um “período obscuro”, e reconhecer suas contribuições para a civilização ocidental.
5. Capacidade de argumentação histórica: construir argumentos com base em evidências, explicando a
crise do feudalismo e o fortalecimento da burguesia
6. Análise de estruturas de poder: entender como se deu o enfraquecimento do poder na sociedade feudal
e como ele foi se transformando com o surgimento das monarquias e da burguesia.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
- Leitura e interpretação de textos, enfocando os aspectos históricos.
- Desenvolvimento de argumentação e de síntese.
- Elaboração qualitativa das tarefas.
- Leitura e interpretação de imagens.
- Participação positiva em sala de aula.

